Sobre Ryan Gosling

rg sobre

Ryan Thomas Gosling nasceu em Ontário, no Canadá, em 12 de novembro de 1980. Ele começou sua carreira como um ator mirim no programa da Disney Channel, Clube do Mickey (1993-1995), e passou a aparecer em outros programas de entretenimento familiar, incluindo as séries de terror infantil Você Tem Medo do Escuro? (1995) e Goosebumps (1996). Ele também estrelou séries como Breaker High (1997–98) e Jovem Hércules, interpretando o papel principal. Ele construiu uma reputação em Hollywood por estrelar filmes independentes como no seu primeiro papel em Tolerância Zero (2001), interpretando um judeu neo-nazista, e Cálculo Mortal (2002).

Gosling recebeu aclamação do publico por seu desempenho em Diário de Uma Paixão (2004), pelo qual ele recebeu quatro Teen Choice Award e um MTV Movie Award. Ele também se tornou um dos atores mais elogiados criticamente, depois de seu desempenho como um professor viciado em drogas em Half Nelson (2006), pelo qual venceu o Independent Spirit Award e o National Board of Review Award e recebeu sua primeira indicação ao Oscar.

Foi três vezes indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator (Comédia ou Musical) pelos seus desempenhos na comédia A Garota Ideal (2007), na comédia romântica Amor a Toda Prova (2012) e vencendo pelo musical La La Land – Cantando Estações (2017). Foi ainda indicado por A Garota Ideal e La La Land – Cantando Estações ao Prêmio Sindicato de Atores – Melhor Ator Principal (Cinema), ao BAFTA de Melhor Ator e recebeu sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Ator pelo musical.

Gosling é também conhecido por sua facilidade em interpretar personagens dramáticos, pelo qual foi indicado duas vezes ao Globo de Ouro de Melhor Ator (Drama) por seu desempenho em Namorados Para Sempre (2011) e Tudo Pelo Poder (2012), além de elogios da crítica especializada por seu desempenho em Drive (2012).

CARREIRA

Aos treze anos, Ryan participou do Clube do Mickey por duas temporadas, tendo superado 17 mil candidatos ao programa, onde trabalhou com outros artistas como Christina Aguilera, Britney Spears e Justin Timberlake. Ele deixou a escola aos dezessete anos, idade com a qual se mudou para a Nova Zelândia, onde protagonizou a série Jovem Hércules por cerca de dois anos.

Após terminar a série, ele se mudou para Los Angeles. Seu primeiro filme de maior destaque foi Duelo de Titãs, em 2000, protagonizado por Denzel Washington. No ano seguinte, participou de Tolerância Zero, no papel de Daniel “Danny” Balint, pelo qual foi nomeado “Melhor Ator em um Papel Principal” no Independent Spirit Awards.

Depois de participar de Cálculo Mortal, em 2002, ele também foi indicado na categoria “Artista Mais Promissor” da Chicago Film Critics Association. Em 2004, interpretou o personagem Noah Calhoun mais jovem em Diário de uma Paixão, adaptação cinematográfica de um livro de Nicholas Sparks. Por esse papel, ele recebeu duas nomeações no Teen Choice Award: “Melhor Ator em um Drama” e “Melhor Revelação Masculina”, além de ter vencido na categoria “Melhor Beijo” no MTV Movie Awards, com Rachel McAdams.

Em 2006, ele interpretou Dan Dunne em Half Nelson, papel pelo qual foi indicado “Melhor Ator” no Oscar, além de outras indicações em premiações como o Screen Actors Guild, Satellite Award e Independent Spirit Award. No ano seguinte, foi nomeado Melhor Ator em Comédia ou Musical no Globo de Ouro, por A Garota Ideal, entre outras indicações por seu papel de Lars Lindstrom no filme.

Retorna aos filmes em 2010 com Namorados Para Sempre, ao lado de Michelle Williams, Mike Vogel, entre outros. Nesse mesmo ano, foi o narrador de ReGeneration. Em 2011, depois do muito aclamado Namorados Para Sempre, participa no drama de ação Drive, realizado por Nicolas Winding Refn; Tudo Pelo Poder, dirigido por George Clooney, e Amor a Toda Prova, uma comédia romântica co-estrelada por Steve Carrell.

Em adição a carreira de ator, Ryan montou uma banda com Zach Shields, chamada Dead Man’s Bones. Eles lançaram seu primeiro álbum auto-intitulado em 6 de outubro de 2009, pela ANTI- Records. Apesar do Silverlake Conservatory Children’s Choir ter participado da gravação do álbum, eles não estiveram com a banda durante sua turnê para divulgação do álbum.

VIDA PESSOAL

Ryan é sócio de um restaurante localizado em Beverly Hills, chamado “Tagine” e especializado em culinária marroquina. Gosling possui um cachorro, George, que resgatou em um canil.

Desde 2011 ele está em um relacionamento com a atriz Eva Mendes, com quem tem duas filhas: Esmeralda e Amada. Ryan tem uma tatuagem em seu braço esquerdo da capa do livro infantil A Árvore Generosa, livro que sua mãe costumava ler para ele e sua irmã.

FILMOGRAFIA

O Sonho Não Acabou (Frankenstein and Me) – 1996
Earl Williams é um adolescente sonhador obcecado com monstros, que fantasia sua vida como se estivesse vivendo no mundo dos monstros da Universal Studios. Apesar de ser um excelente aluno, sua professora intolerante e desagradável, a Sra. Perdue, não gosta dele e o castiga por qualquer coisa. Seu pa, Les Williams, também é um sonhador, que nunca teve sucesso na vida. Quando seu pai morre, sua mãe se vê perdida com dois meninos e tenta mudar o comportamento de Earl. Um dia, o menino encontra o “verdadeiro Frankenstein” perdido por um Carnaval, e decide trazer o monstro de volta à vida.

The Unbelievables (1999)
Ao lado de Steve Carrell, Ryan participou do piloto de The Unbelievables. Doze anos depois, eles trabalharam juntos em “Amor a Toda Prova”.

Duelo de Titãs (Remember the Titan) – 2000
Herman Boone (Denzel Washington) um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.

Tolerância Zero (The Believer) – 2001
Danny Balint (Ryan Gosling) é um estudante de uma escola judaica de Nova York que, com o tempo, se torna um feroz anti-semita. À medida que sua fama cresce nos círculos neonazistas do estado, Danny percebe uma mudança brusca em sua personalidade, onde convivem ao mesmo tempo seu lado judeu e anti-semita. Aos poucos ele percebe que sua função na vida é ser uma contradição ambulante.

Cálculo Mortal – 2002
Justin Pendleton (Michael Pitt) e Richard Haywood (Ryan Gosling) são dois estudantes brilhantes que decidem praticar um crime perfeito. Após cometerem seu primeiro assassinato a detetive Cassie Mayweather (Sandra Bullock) e seu parceiro Sam Kennedy (Ben Chaplin) são encarregados de solucionar o caso. Durantes as investigações para descobrir o autor dos crimes, a dupla descobre detalhes sobre o passado dos estudantes que podem explicar o porquê deles terem cometido tais assassinatos.

The Slaughter Rule – 2002
Poucos dias após a morte de seu pai, Roy (Ryan Gosling) recebe outra má notícia: ele foi cortado da equipe de futebol americano da escola. Roy sempre pensou que o futebol seria a melhor possibilidade de ter uma carreira de sucesso e fugir da pequena cidade onde cresceu. Felizmente, o solitário Gideon (David Morse) aparece no local, em busca de novos jogadores. Surge uma amizade muito próxima entre os dois homens.

O Mundo de Leland (The United States of Leland) – 2003
Um adolescente, Leland P. Fitzgerald (Ryan Gosling), é encarcerado após assassinar Ryan Pollard (Michael Welch), um menino retardado. Pearl Madison (Don Cheadle) é o professor da ala especial da prisão onde Leland está confinado, sendo também um aspirante a escritor. Pearl pretende pegar a história de Leland e transformá-la num livro, especialmente ao descobrir que um famoso romancista, Albert Fitzgerald (Kevin Spacey), é o pai de Leland. A investigação de Pearl descobre alguns efeitos do crime em todos os envolvidos, incluindo Harry (Martin Donovan) e Karen Pollard (Ann Magnuson), os pais da vítima. Becky Pollard (Jena Malone), uma adolescente viciada em drogas, é ao mesmo tempo a ex-namorada de Leland e irmã da vítima. A situação também se complica com a relação da irmã mais velha de Becky, Julie (Michelle Williams), e seu namorado, Allen Harris (Chris Klein).

Diário de Uma Paixão (The Notebook) – 2004
Numa clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Alie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.

A Passagem (Stay) – 2005
Sam Foster (Ewan McGregor) é um psicólogo que trabalha numa prestigiosa universidade americana. Certo dia um de seus jovens pacientes o procura para dizer que planeja cometer suicídio em breve. À medida que Sam estuda o caso, o rapaz começa a fazer estranhas e terríveis profecias que se realizam. Aterrorizado, Sam tenta ajudar seu paciente e impedir o suicídio de todas as maneiras, mas acaba se envolvendo numa misteriosa jornada da alma.

Half Nelson – 2006
Dan Dunne (Ryan Gosling) trabalha como professor em uma escola secundária, localizada na vizinhança pobre do Brooklyn. Desiludido com a realidade, ele não cumpre o currículo padrão da escola e tenta, de alguma forma, incentivar seus alunos a estudar os direitos alcançados com a Guerra Civil americana. Entretanto, fora de sala Dan recorre às drogas para superar a desilusão. Um dia ele é pego, logo após uma aula, por uma de suas alunas, Drey (Shareeka Epps). Apesar da diferença de idade e das condições sociais, eles aos poucos se aproximam.

Um Crime de Mestre (Fracture) – 2007
Willy Beachum (Ryan Gosling) é um jovem e ambicioso promotor público, que está no melhor momento de sua vida profissional. Ele tem 97% de vitória nos casos em que atuou e está prestes a assumir um cargo na famosa agência Wooton Sims. Porém, antes de deixar o cargo de promotor ele tem um último desafio pela frente: Ted Crawford (Anthony Hopkins). Após descobrir que sua esposa o estava traindo, Ted a matou com um tiro na cabeça. Parecia um caso simples, já que era um crime premeditado e com uma confissão clara, mas Ted cria um labirinto complexo em torno do caso de forma a tentar sua absolvição.

A Garota Ideal (Lars and the Real Girl) – 2007
Lars Lindstrom (Ryan Gosling) é um homem tímido e introvertido, que vive na garagem de seu irmão mais velho, Gus (Paul Schneider), e sua cunhada Karin (Emily Mortimer). Lars apenas acompanha o desenrolar de sua vida, sem se mexer para algo. Até que um dia ele encontra Bianca, uma missionária religiosa, através da internet. O problema é que para as pessoas Bianca não é alguém real, mas a réplica de uma mulher, feita de silicone. Só que Lars acredita piamente que ela é um ser humano, o que faz com que se torne seu apoio emocional. Preocupados, Gus e Karin decidem procurar o conselho de uma psicóloga, que recomenda que concordem com Lars enquanto ele lida com seus problemas pessoais.

Namorados para Sempre (Blue Valentine) – 2010
Casados há vários anos e com uma filha, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) são jovens da classe trabalhadora que passam por um momento de crise, vendo o relacionamento ser contaminado por uma série de incertezas. Ele trabalha como pintor, enquanto que ela é enfermeira de uma clínica médica. Seguem em frente e tentam superar os problemas, se baseando no passado que fez com que se apaixonassem um pelo outro.

Entre Segredos e Mentiras (All Good Things) – 2010
1971. David Marks (Ryan Gosling) é filho de um influente empresário, Sanford Marks (Frank Langella), mas nada quer com as empresas da família. Ele conhece e posteriormente se casa com Katie Mars (Kirsten Dunst), com quem abre uma loja de produtos orgânicos em uma cidade no interior dos Estados Unidos. O problema é que David não se sustenta e ainda depende da mesada da família. Um dia, ao receber a visita do pai, David recebe uma nova proposta para trabalhar em Nova York. Desta vez acompanhada com uma ameaça velada, de que Katie pode abandoná-lo caso mantenha o atual nível de vida. Temendo perdê-la, ele aceita o emprego e ambos se mudam mais uma vez. É o início dos problemas de relacionamento entre David e Katie, já que ele passa a querer agradá-la de todas as formas, mesmo que isto o torne infeliz.

ReGeneration – 2010
Ryan foi o narrador do documentário ReGeneration, que explora o cinismo inerente encontrado em muitos dos jovens e jovens adultos de hoje e as influências que perpetuam a abordagem apática da nossa cultura às causas sociais e políticas. O filme apresenta três histórias que se cruzam de alunos, pais e artistas que procuram seu lugar na sociedade. Juntos, capturam os pensamentos e os sentimentos da geração atual, já que alguns dos principais estudiosos do mundo, ativistas e personalidades da mídia fornecem sua visão sobre as idéias e movimentos que podem inspirar a mudança.

Amor a Toda Prova (Crazy, Stupid, Love) – 2011
Cal Weaver (Steve Carell) tem quarenta e poucos anos e leva uma vida perfeita, com um bom emprego, filhos e um casamento com a namorada do colégio, Emily (Julianne Moore). Até que, ao descobrir que Emily o está traindo e quer o divórcio, sua vida desaba por completo. Forçado a voltar ao mundo dos solteiros, ele enfrenta as dificuldades habituais de quem não sabe mais como se portar para se aproximar de uma mulher. É quando entra em cena Jacob Palmer (Ryan Gosling), um amigo que passa a lhe dar algumas dicas.

Drive – 2011
Durante o dia um motorista (Ryan Gosling) trabalha como mecânico e dublê em filmes de Hollywood, enquanto que à noite ele presta serviços para a máfia. Ele é vizinho de Irene (Carey Mulligan), que é casada e tem um filho com Standard (Oscar Isaac). Percebendo a situação difícil de Standard, que saiu há pouco tempo da prisão, o motorista o convida para realizar um assalto. Só que o golpe dá errado, o que coloca em risco as vidas do motorista, Irene e seu filho.

Tudo pelo Poder (The Ides of March) – 2011
O jovem Stephen Myers (Ryan Gosling) é um idealista. Dedicado, obsessivo e apaixonado por política, trabalha como assessor de imprensa de Mike Morris (George Clooney) governador democrata, candidato a corrida presidencial nos Estados Unidos. Morris conta ainda com a ajuda do experiente Paul (Philip Seymour Hoffman) para derrotar o concorrente, assessorado pelo igualmente experiente Tom Duffy (Paul Giamatti). Durante a briga para definir quem sairá vencedor nas eleições primárias, o staff dos candidatos trava um intenso jogo de poder, onde a sujeira não vai para debaixo do tapete e sim para os noticiários. No meio de batalha pelo poder, Myers ainda encontra tempo para ser pressionado por duas mulheres e razões diferentes: a jornalista Ida (Marisa Tomei) e a estagiária Molly (Evan Rachel Wood).

O Lugar Onde Tudo Termina (The Place Beyond The Pines) – 2012
Luke (Ryan Gosling) é um motociclista misterioso, que pilota dentro de globos da morte para um circo itinerante. Quando descobre que sua ex-namorada, Romina (Eva Mendes), teve um filho seu, ele tenta se reaproximar dela. Sua intenção é mostrar-se um pai capaz de sustentar o filho e, para isso, Luke decide participar de uma série de roubos a bancos. O problema é que Luke não consegue reprimir seu lado violento, o que lhe traz problemas não apenas com Romina mas também com Robin (Ben Mendelsohn), seu parceiro de assaltos. Apesar dos vários problemas inesperados que surgem, ainda assim Luke resolve realizar sozinho um assalto a banco. Perseguido pela polícia, ele vira alvo de Avery Cross (Bradley Cooper), um policial que cumpria sua rotina fazendo a ronda diária.

Caça aos Gângsteres (Gangsters Squad) – 2013
Los Angeles, final da década de 1940. Mickey Cohen (Sean Penn) é um dos líderes da máfia do Brooklyn, usando a violência para conquistar espaço e respeito no meio. Quando ele decide expandir suas atividades pelo oeste dos Estados Unidos, um grupo especial da polícia é criado para capturá-lo. O encarregado por sua organização é John O’Mara (Josh Brolin), um policial incorruptível que escolhe a dedo os integrantes de sua grupo. Juntos eles precisam agir à margem da polícia, já que Mickey possui contatos dentro da corporação que permitem que saiba todos os movimentos antes mesmo que eles aconteçam.

Apenas Deus Perdoa (Only God Forgives) – 2013
Um homem (Ryan Gosling) vive um exílio em Bagkok durante dez anos, depois de ter matado um policial. Ele mantém um clube de boxe, que funciona como disfarce para o tráfico de drogas. Quando seu irmão é assassinado depois de matar uma prostituta, o protagonista recebe a visita de sua mãe, que pretende resgatar o cadáver do filho mais novo e vingar-se dos homens que o mataram.

Rio Perdido (Lost River) – 2014
Quando a cidade em que mora está prestes a desaparecer, Billy (Christina Hendricks), mãe de dois filhos, envolve-se em um submundo fantástico e macabro, enquanto seu filho adolescente descobre uma estrada secreta que leva a uma cidade subaquática. Tanto Billy quanto seu filho devem mergulhar neste mistério, se quiserem sobreviver.

A Grande Aposta (The Big Short) – 2015
Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.

Dois Caras Legais (The Nice Guys) – 2016
Na Los Angeles dos anos 1970, a filha de uma funcionária do Departamento de Justiça dos Estados Unidos é sequestrada e ela decide contratar Jackson Healy (Russell Crowe), brutamontes violento e ex-alcoólatra, para investigar o caso. O trabalho revela-se mais complicado do que o esperado e ele decide contar com a ajuda a um medroso e atrapalhado detetive particular (Ryan Gosling).

La La Land – Cantando Estações (La La Land) – 2016
Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.

De Canção em Canção (Song To Song) – 2017
Em Austin, no Texas, dois casais – os compositores Faye (Rooney Mara) e BV (Ryan Gosling), e o magnata da música (Michael Fassbender) com uma garçonete que ele ilude (Natalie Portman) – perseguem o sucesso através de uma paisagem de rock ‘n’ roll, sedução e traição.

Blade Runner 2049 – 2017
Trinta anos após os acontecimentos do primeiro filme, a humanidade está novamente ameaçada, e dessa vez o perigo pode ser ainda maior. Isso porque o novato oficial K (Ryan Gosling), desenterrou um terrível segredo que tem o potencial de mergulhar a sociedade no completo caos. A descoberta acaba levando-o a uma busca frenética por Rick Deckard (Harrison Ford), desaparecido há 30 anos.

First Man – 2018
A vida do astronauta norte-americano Neil Armstrong (Ryan Gosling) e sua jornada para se tornar o primeiro homem a andar na Lua. Os sacrifícios e custos de Neil e toda uma nação durante uma das mais perigosas missões na história das viagens espaciais.

TELEVISÃO

Clube do Mickey – 1993
Clube do Terror – 1995
As Aventuras de Shirley Holmes – 1996
Flash Forward – 1996
Goosebumps – 1996
Road to Avonlea – 1996
Kung Fu: A Lenda Continua – 1996
Tudo em Cima – 1996
PSI Factor: Chronicles of the Paranormal – 1996
Breaker High – 1997
Nothing Too Good for a Cowboy – 1998
O Jovem Hércules – 1998
Hercules: The Legendary Journeys – 1999
I’m Still Here – 2005
Saturday Night Live – 2015

PRÊMIOS

Melhor Ator de Drama no Teen Choice Award por “Diário de Uma Paixão” – 2004
Performance Masculina Revelação em um Filme no Teen Choice Award por “Diário de Uma Paixão” – 2004
Melhor Ator Principal no Independent Spirit Award por “Half Nelson” – 2006
Melhor Ator no Stockholm Film Festival Award e no Las Palmas Film Festival Award por “Half Nelson” – 2006
Performance Masculina Revelação no National Board of Review por “Half Nelson” – 2006
Melhor Ator – Filme Musical ou Comédia no Satellite Award por “A Garota Ideal” – 2007
Melhor Ator em cinema – Musical ou Comédia no Globo de Ouro por “La La Land” – 2017

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *